quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Domínio próprio

Respire e conte até 3.
Tem coisas que nos tiram do sério mesmo. Palavras, atitudes, pessoas, entre tantas outras coisas.
A calma é um grande segredo para tomarmos as decisões certas.
Quando nossas emoções tomam conta e o “sangue ferve”, somos levados ao erro na maior parte das vezes. Não que devemos ser totalmente frios, mas antes é preciso avaliar nossos sentimentos para, depois, tomarmos qualquer atitude. Aquela famosa parada para respirar e contar até 3, ou até 10, dependendo do caso.
Outro ponto importante é não cair em provocações. Quando eu estudava, sempre havia alguém que era o mais "zuado" da turma. Mas aprendi uma "manha" para não ser o alvo das brincadeiras... Se alguém me chamasse de cabeção e eu reclamasse, o apelido pegava. Mas, se eu não demonstrasse que havia ficado encanado com o apelido e entrasse na gozação, a brincadeira não dava em nada.
Algo que tenho trabalhado em mim é o domínio próprio. Não é fácil, é um exercício diário, mas aprendi como o conquisto e como Deus nos dá.

Gálatas 5 - 22 " Mas o fruto do Espírito é: o amor, a alegria, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, 23 - a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei."

Hoje o exercício é treinar. Segurar a respiração e contar até 3 ou... vc já sabe. Seja inteligente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário